27 de junho de 2011

Hangiofóbia e auto-promoção - Por Sandro de Jucá






Hoje Vi esse Recado que me foi enviado pelo Orkut por meu Irmão Sandro de
Jucá do Quilombo Cultural Malunguinho, realmente um verdadeiro absurdo o que
fiquei sabendo... quanto mais podermos falar sobre isso ou realmente agir será
melhor...

Atenção
juremeiros e juremeiras de todo Brasíl, estive sábado último (25 de
JUNHO) com uma equipe de pesquisadores no municipio de Alhandra Paraíba
nas terras do acaís onde me deparei com um total abandono, a capela onde
fica o túmulo do mestre Flosculo Guimarães está sendo destrúida por
cupins e toda área em volta cheia de lixo e muita erosão,será que o
estado da Paraíba na pessoa de seu governador Ricardo Coutinho ainda não
acordou para o valor que existe dentro do seu estado ? cadê tambêm os
juremeiros e juremeiras da Paraíba que não questionam o governo para
essa valorização ? será que o iphan não está vendo isso ? se já não
bastasse a barraca das sete portas referência em muitos cânticos dos
mestres e mestras da jurema está sendo gerênciada por um grupo de
evangélicos, o que é isso gente ? mesmo me tratando com urbanidade o
atendente da barraca me falou que não conversa sobre jurema nem sobre á
história daquele lugar apesar de questionado por alguns turistas que
visitam a área nada sabe dizer e agora por diante "quem comanda aqui é
jesus" será que é necessário nós do Quilombo Cultural Malunguinho irmos
mais uma vêz lutar pelo acaís ? cadê os que se intitulam Guardiões
zeladores da Jurema no acaís ? sempre nas minhas falas no acaís
destaquei á valorização de forma colétiva da Jurema e não o brilhantismo
que se avinzinhava,por observar em alguns um certo destaque maior pra
pessoas que pela causa,os indios aratanguis devem está envergonhados com
essa situação ,pessoas que usam essa verdadeira cultura viva como mote
para suas promoções pessoais, eu sou um dos cordenadores religioso do
Quilombo Cultural Malunguinho e nunca ganhei dinheiro com isso ,ao
contrário gasto por muitas vêzes em ,transportes,alimentação,divulgação
em eventos propósitivos para nossa Jurema,inclusive deixo até de cuidar
de minha vida privada para participar de coisas relativas á Jurema, como
muitos da nossa equipe tambêm o fazem,achei pertinente durante todas as
filmagens que foi feita pela equipe vinda de São paulo destacar a forma
que o estado trata nossa cultura religiosa e que não atenta para esses
espaços como atrátivo turistico, O Quilombo Cultural Malunguinho não
concorda com esse abandono e questiona tambêm esses Braváteiros de
plantão que usam nossa liturgia para suas promoções pessoais, e por
enquanto se deblateram os bravateiros o Acaís se acaba .

Sandro de Jucá

1 comentário:

  1. Fico honrado em ter esse espaço aqui para divulgação da Jurema sagrada,obrigado meu irmão Danilo Gusmão por essa demostração de comprometimento com á causa da Jurema, o Quilombo Cultural Malunguinho se faz presente na valorização e visibilidade de forma colétiva da Jurema sagrada um forte abraço á todos !

    ResponderEliminar