14 de junho de 2011

Respondendo algumas perguntas


Bom com eu tenho o meu Orkut Danilo MalungO, a um tempo eu venho notando a frequência em que tenho recibo perguntas sobre o culto ao catimbó – Jurema, perguntas essas que quando sei responder e tenho a permissão pra responder, eu respondo com todo o prazer, porque um dia eu já tive dúvidas e também já tive minhas perguntas pra fazer e sei o quanto é difícil pra você poder tirar aquela dúvida ou curiosidade que está em sua cabeça. Então com isso eu decidi responder algumas das perguntas e dúvidas mais frequentes que recebo em meu Orkut Danilo MalungO. Mãos a Obra?!

Por que Catimbó? E porquê só se conhece por Jurema sagrada?

Como quase tudo dentro do Catimbó/Jurema o seu nome também tem sua origem e raízes dentro da cultura indígena, vários são os significados para a palavra Catimbó, alguns falam que significa, CAA=floresta TIMBÓ=torpor que se assemelha a morte. Desta forma, catimbó seria a floresta que conduz ao torpor, numa clara referência ao estado de transe ocasionado pela ingestão do vinho de jurema, em sua diversidade de ervas. Outras teorias, porém, relacionam o vocábulo com a expressão CAT=fogo, e IMBÓ=árvore, neste mesmo idioma. Assim, fogo na árvore ou árvore que queima relataria a sensação de queimor momentâneo que o consumo da Jurema ocasiona. Outros ainda dizem que o nome vem do CAA=Fumaça e TIMBÓ=Cachimbo, que se chega a uma conclusão de que o Catimbó tem como fonte de maior poder a fumaça. Nenhum destes estudos estão equivocados ou errados, o Catimbó é assim mesmo, com vários significados e só será entendido se for vivido com amor, repeito e pureza no coração.
Os antigos contam que antigamente o culto do CATIMBÓ era proibido e se algum Catimbozeiro (como eramos chamados) fosse pego fazendo seu culto seria preso. E como já relatei isso em outras postagens, os cultos começaram a ser feitos dentro das matas no periodo da noite e no máximo de silêncio possivel. E com essa repressão o termo Catimbó foi tido como um culto em que as pessoas cultuavam demônios, e que acabavam com a vida dos outros por meio de agouros e feitiçarias, um verdadeiro equivoco que veio a impulsionar os Catimbozeiros a mudar o nome do culto Para JUREMA, já que o culto estava basicamente voltado a essa planta, o Catimbó ganhou um novo nome: JUREMA SAGRADA.


Qual o significado dos copos e taças (princípes) com água que são colocados perto dos assentamentos das entidades?

Bom, essa é uma que poucos me perguntam, porem acho muito interessante vcs ficarem sabendo. A água é uma fonte da vida, ela é quem ajuda o solo a ficar fértil, ela é maior parte em nosso planeta, nosso corpo contém uma grande quantidade de água, ou seja, a água é um meio de vida e acreditamos que os copos com água nas mesas de jurema e nos assentamentos das entidades venha a funcionar com um portal, um elo entre o nosso mundo e as cidades da jurema, é pela água que entramos em contato do nosso mundo com as cidades e reinos exitentes no mundo da Jurema.

Outra pergunta que é muito parecida com a anterior é a do tronco de Jurema... Qual seria sua função dentro do culto, nos assentamentos das entidades e qual seu significado?

Assim como os princípes o tronco de Jurema é de bastante importancia dentro de um assentamento, até porque quando se fala em assentar uma entidade de Jurema a primeira coisa que se diz necessário é o tronco de Jurema, ele pode variar de tamanhos (que normalmente tem um tamanho minimo de 20 cm) e de quantidade de saídas (isso depende de quantas cidades o mestre ou outra entidade trabalhe). O tronco vem pra fazer um elo, entre o nosso mundo e o mundo da Jurema assim como a água nos principes.
Jurema é uma árvore nativa do nordeste e da caatinga nordestina, diz a lenda que essa árvore é sagrada porque nela a virgem Maria teria escondido o menino Jesus durante a fuga da sagrada famíla para o Egito. A bebida é feita da casca da jurema, vinho ou pinga os outros ingredientes são gradados pelos mais velhos com muito zelo.



Os trabalhos da Jurema Todo mundo quer saber, é como
casa de abelha que se trabalha sem ningém ver

(ponto de Jurema)



P.S. assis que eu tiver mais tempo eu posto mais pergunats e respostas... quem tiver alguma pergunta pode deixar aí que eu vou ver e se eu puder responder eu responderei tbm...




Que Deus, a Jurema Sagrada e os Nossos Antepassados te abençoe Sempre!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário